Face Oculta: Rui Pedro Soares tentou «calar» mais jornais - TVI

Face Oculta: Rui Pedro Soares tentou «calar» mais jornais

Rui Pedro Soares no Parlamento (TIAGO PETINGA/LUSA)

Antigo administrador executivo da PT moveu uma providência cautelar contra nove empresas de comunicação social para impedir que publicassem escutas suas. Mas juiz indeferiu pedido

Na mesma semana em que moveu uma providência cautelar contra o jornal «Sol» para impedir a publicação de escutas telefónicas em que discutia os contornos do negócio de aquisição da TVI pela PT, e em que aludia ao suposto conhecimento e intervenção do primeiro-ministro na preparação do negócio, Rui Pedro Soares avançou com outra providência cautelar visando nove empresas de comunicação social.

Rui Pedro Soares diz que «Sol» foi proibido de publicar escutas

Esta providência foi interposta na 4ª Vara, 2ª secção do Tribunal Judicial de Lisboa, mas acabou indeferida pelo juiz.

Os visados eram a Press Livre (Correio da Manhã), Medipress (Visão), Global Notícias (agrega notícias do DN, JN, 24 Horas e TSF) Jornal Público, ST&SF (Diário Económico), Edirevistas (Sábado), Canal de Negócios (Jornal de Negócios), Sojornal (Expresso) e Sojormedia («i»)

Contactado pelo tvi24.pt, Rui Pedro Soares referiu apenas: «Não queria impedir a publicação dos jornais, mas evitar que escutas protegidas por lei, em segredo de justiça, fossem publicadas sem o meu consentimento».

A providência cautelar pedia a exclusão de publicidade, isto é, não deveria ser conhecida dos visados, pelo que ao ser indeferida, nunca chegou ao conhecimento das referidas empresas de comunicação social.

Contactada pelo tvi24.pt a Presselivre Imprensa Livre SA, proprietária do Correio da Manhã, remeteu a questão para a redacção que adiantou não ter tido conhecimento «de nada», segundo fonte da direcção.

O Público Comunicação-Social SA também remeteu a questão para a redacção onde a direcção igualmente adiantou não ter recebido «qualquer informação» sobre a referida providência cautelar.

Não foi possível obter um comentário dos restantes grupos de comunicação social.

Entretanto, as jornalistas do «Sol» e o director ainda não foram notificados da providência cautelar deferida contra este semanário, não obstante várias tentativas do tribunal.

«Sol» revela plano para lançar grupo de media «favorável» ao Governo

A edição do «Sol» de 12 de Fevereiro, com o título «O Polvo», saiu para as bancas com novas escutas em que Rui Pedro Soares falava com Paulo Penedos, arguido do processo «Face Oculta». Soares já anunciou que pretende processar o jornal.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos