Polícias com menos dinheiro para as fardas - TVI

Polícias com menos dinheiro para as fardas

Polícias em frente ao Parlamento [Foto: LUSA]

O subsídio devia aumentar 50 euros este ano, mas vai ficar-se pelos 200 como em 2010. Sindicatos avisam que a «imagem da polícia» pode ficar comprometida

Relacionados
O subsídio de fardamento dos polícias já não será de 250 euros no próximo ano, como está previsto no estatuto profissional.

A PSP recebe este ano cerca de 16 euros mensais, totalizando 200 euros por ano, e estava previsto que sofresse uma actualização de 250 euros em 2012. Mas, os sindicatos já receberam a indicação do Ministério da Administração Interna de que o subsídio não vai sofrer qualquer aumento no próximo ano, mantendo-se nos 200 euros anuais.

Os sindicatos contestam esta medida, alegando que o subsídio para aquisição de fardamento não faz parte do salário, logo não pode ser congelado.

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues, disse à agência Lusa que a não actualização do subsídio pode pôr em causa a capacidade dos polícias em pagarem a própria farda, tendo em conta que sofrem cortes no seu orçamento familiar todos os meses.

Paulo Rodrigues adiantou que esta situação pode «de algum modo reflectir-se na própria imagem da polícia», já que 200 euros «não dá para comprar o fardamento necessário». Com 200 euros anuais, um polícia tem que comprar meias, camisa, camisola, calças, sapatos, divisas, boné e casaco.

Os polícias estimam que o fardamento de um agente da PSP que esteja destacado para acções de patrulhamento possa custar, anualmente, entre 400 e 600 euros, tendo em conta que é necessário adquirir peças de roupa de inverno e de verão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados