Madeira: derrocada provocou corte de estrada - TVI

Madeira: derrocada provocou corte de estrada

  • Portugal Diário
  • 19 nov 2007, 18:51

Chuva e ventos fortes ameaçam o arquipélago que já está em alerta amarelo

Relacionados
Várias derrocadas provocadas pela forte chuva que caiu na Madeira na madrugada de domingo levaram hoje ao encerramento da estrada regional na zona da Encumeada, na parte norte da ilha, escreve a Lusa.

Segundo uma informação divulgada pelo Serviço Regional de Protecção Civil madeirense, por solicitação das Estradas da Madeira, aquela via estará encerrada por 24 horas para realização de trabalhos de desobstrução e limpeza, estando prevista a sua reabertura no final da manhã de terça-feira.

A Protecção Civil emitiu também um aviso relacionado com o estado do tempo na região, baseado nas previsões do Instituto de Meteorologia que apontam para vento a soprar moderado a forte, cujas rajadas nas zonas montanhosas poderão atingir os 90 quilómetros/hora e muita chuva, além da ocorrência de trovoadas.

O SRPC recomenda a tomada das necessárias e habituais medidas de precaução e desaconselha os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas e vertentes expostas.

A chuva que caiu na madrugada de domingo provocou várias inundações no Funchal, com arrastamento de lama que danificou algumas viaturas na zona oeste da cidade.

O presidente da câmara municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, afirmou que foram «identificadas duas situações, mas tendo em conta o índice de pluviosidade» considerou que «a cidade aguentou bem».

«Desde Maio que estamos a proceder à limpeza das adufas e caudais das águas pluviais da cidade. Ocorreram alguns incidentes por negligência de alguns particulares, mas na generalidade a cidade aguentou bem esta grande chuva», sustentou.

Referiu ter conhecimento de problemas em algumas habitações degradadas, adiantando que «as pessoas afectadas estão em vias de realojamento».

O Instituto de Meteorologia prevê que estas condições atmosféricas se mantenham até a próxima quarta-feira, o que coloca o arquipélago em situação de alerta amarelo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados