SCUT: quem já paga, quer portagens para todos - TVI

SCUT: quem já paga, quer portagens para todos

«O ideal seria que ninguém pagasse, mas havendo portagens devia ser em todas as auto-estradas do país», dizem utentes

Relacionados
A cobrança de portagens em todas as auto-estradas do país é a solução apontada por quem já paga portagens, nomeadamente na zona envolvente à Grande Lisboa, como é o caso de Setúbal.

«Nasci em Setúbal, sempre vivi em Setúbal, e quando quero sair de Setúbal tenho de pagar. Não sei porque é que no Porto há-de ser diferente», afirmou Fernando Almeida, um dos setubalenses inquiridos pela Lusa.

O Governo quer estender as portagens às vias sem custos para o utilizador (SCUT) mas tem-se deparado com a contestação de autarcas e utentes. No entanto, quem já paga portagens defende que essa regra deve ser estendida a todos.

«Eu acho que o Governo só tem uma coisa a fazer: criar portagens em todas as auto-estradas. Ou então tirar as portagens das que são portajadas», acrescentou Fernando Almeida.

Quanto à introdução do «chip» para a cobrança virtual de portagens, o inquirido defende outra solução.

«Quem se mete nas alhadas tem de sair delas», disse.

Já António Costa, que também viaja regularmente para Lisboa, vindo da Margem Sul, o ideal seria que ninguém pagasse, mas havendo portagens devia ser em todas as auto-estradas do país.

«Acho que se se paga num lado se deve pagar em todos, para não haver discriminação. Uns lados estão a pagar e outros beneficiados (porque não pagam)», defendeu.

Opinião idêntica manifestou o jovem Nuno Miguel, que disse haver muitas portagens na região de Setúbal.

«Não se devia sobrecarregar as pessoas da região de Setúbal. Tanta portagem para pagar, quando lá em cima são muito poucas», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados