A imprensa venezuelana destaca, hoje, o encontro entre o Presidente Hugo Chávez Frías e o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, e secundarizou o encontro do líder da «revolução pacífica bolivariana» com José Sócrates, escreve a Lusa.
«Paciência para troca pede Chávez» é o título principal de capa, do Últimas Notícias (o jornal de maior tiragem no país), que precisa que o presidente venezuelano exorta às Forças Armadas Guerrilheiras da Colômbia (FARC) a libertar alguns reféns como um acto de boa fé, de um eventual acordo humanitário.
O mesmo jornal diz ainda que Hugo Chávez e Nicolas Sarkozy falaram em Paris sobre os sequestrados e que os «familiares de raptados ficaram decepcionados» porque «esperavam conhecer provas de vida dos entes queridos».
Na parte final do texto o Últimas Notícias diz que a Venezuela fornecerá 100 mil barris diários de petróleo a Portugal e que Hugo Chávez anunciou, em Lisboa, que visitará Havana para conversar com Fidel Castro.
Segundo o El Nacional, está «condicionada a reunião com Marulanda (chefe das FARC) à libertação de um grupo de sequestrados». O mesmo jornal diz que as «FARC prometeram entregar as provas de vida antes de fim-de-ano».
«Falta de fé de vida de reféns limita mediação de Chávez» diz o El Universal, que avança que Nicolás Sarkozy «disse ao seu homólogo que é necessário que as FARC dêem provas de vida dos reféns para que avancem as negociações para uma troca humanitária».
O El Universal fala ainda que Chávez anunciou, em Lisboa, uma visita surpresa a Havana. Segundo o Diário La Voz, «complica-se a mediação para a troca».
Chávez «comunicou com (Álvaro) Uribe para lhe dizer que não era bom impacientar-se nem por prazos para o intercâmbio dos 45 reféns, incluindo a franco-colombiana Ingrid Betancourt, por 500 rebeldes presos».
Imprensa desvaloriza visita de Chávez
- Portugal Diário
- 21 nov 2007, 17:12
A Lisboa e realça encontro de presidente com Nicolas Sarkozy
Continue a ler esta notícia