Dengue: recomendações para quem for ao Brasil - TVI

Dengue: recomendações para quem for ao Brasil

Mosquito (arquivo)

Deve cobrir o corpo e usar repelente

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma atenção especial aos portugueses que viajem para o Brasil devido ao dengue, uma doença reconhecida como um problema de saúde pública.

Num comunicado publicado na sua página de Internet, citado pela Lusa, a DGS aconselha as pessoas que vão viajar para o Brasil a usar roupas frescas, largas, de preferência de cores claras, e que cubram a maior área corporal possível.

Para além disso, a DGS recomenda a aplicação de repelente de insetos nas áreas expostas do corpo, de manhã e à noite, e de duas em duas horas, e uma particular atenção às orientações das autoridades de saúde locais.

A DGS sublinha que o dengue se transmite exclusivamente pela picada dos mosquitos infetados com o vírus e não de pessoa para pessoa e que os sintomas da doença surgem entre 3 a 14 dias após a picada do mosquito.

«A doença manifesta-se, geralmente, por febre, dores de cabeça, dores nos músculos e nas articulações, vómitos e manchas vermelhas na»e e, embora mais raramente, por um quadro hemorrágico, assinala o comunicado
Continue a ler esta notícia