Porto: Rui Rio critica actuação das polícias - TVI

Porto: Rui Rio critica actuação das polícias

  • Portugal Diário
  • 30 nov 2007, 16:42

Autarca fala em «incapacidade» de travar «crimes organizados»

Relacionados
O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, criticou hoje a «incapacidade das polícias» em travar «crimes organizados», como o homicídio de um segurança da cidade, noticia a Lusa.

O autarca do Porto falava a propósito da morte de um segurança do Porto, quinta-feira de madrugada, na zona da Alfândega.

Este segurança foi abatido a tiro cerca das 4:30, sendo já o quinto homicídio deste ano alegadamente relacionado com negócios da noite.

Segundo Rui Rio, o que aconteceu na cidade pode acontecer noutra localidade qualquer e deriva da incapacidade das polícias em lidar com as situações.

«Isto é um crime organizado e organizou-se aqui», frisou, mostrando ter dificuldade em entender como é que as polícias não conseguem travar a situação, quando toda a gente já ouviu falar do ambiente que se vive nas noites do Porto.

«Dá ideia que [as polícias] não sabem daquilo que aparentemente todos sabem», disse o autarca, acrescentando estar «preocupado» com a situação.

Na sua opinião, as forças policiais perdem muito tempo em processos como o do Apito Dourado, em que têm de consultar «milhares de páginas».

«Se perdessem alguma energia com isto, estariam a dar maior credibilidade ao sistema da Justiça» em Portugal, concluiu.

O Comando da PSP do Porto reconheceu quinta-feira que este homicídio agravou o sentimento de insegurança da população e prometeu um reforço do policiamento nas zonas que considera «adequadas».

Também o presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP), António Fonseca, afirmou quinta-feira que estes crimes resultam de «um défice de investigação».

Os casos acontecem porque «quem de direito não está a fazer o seu trabalho», frisou, defendendo que a polícia deveria ter «neutralizado» quem iniciou a sequência de «ajustes de contas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados