Há 17 biliões de «Terras» na Galáxia - TVI

Há 17 biliões de «Terras» na Galáxia

Planeta Terra [arquivo]

Estudo diz que uma em cada seis estrelas pode ter na sua órbita um planeta do tamanho do nosso

O telescópio espacial Kepler revelou que pode haver 17 biliões de planetas com o tamanho da Terra.

Isto porque uma em cada seis estrelas pode abrigar na sua órbita um planeta do tamanho da Terra.

A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, após o encontro semestral da Sociedade Americana de Astronomia, na Califórnia, que também apresentou uma lista de 461 novos candidatos a planetas. Atualmente o número total de planetas identificados é já de 2.740.

Mas o astrónomo que descobriu o primeiro dos planetas do tamanho da Terra, François Fressin, diz que a pesquisa pode ter algumas lacunas. Segundo ele alguns planetas identificados podem ser apenas outras configurações astrofísicas, além de que pode também haver outros planetas que não foram detetados pelo telescópio.

Já o astrónomo Christopher Burke, que anunciou a descobertas de 461 novos candidatos a planetas, dos quais uma percentagem significativa tem o tamanho da Terra, disse, à BBC, que «quatro desses novos planetas estão potencialmente na zona habitável, isto é, pode haver, nestes planetas, água líquida para sustentar a vida».

Um desses quatro, já batizado de KOI 172.02, é considerado o «gémeo» mais parecido com a Terra, por ter uma vez e meia o diâmetro do nosso planeta e orbitar numa estrela semelhante ao Sol.