A maior explosão de raios gama vista ao telescópio - TVI

A maior explosão de raios gama vista ao telescópio

Enxame de estrelas

Emissão com energias entre três mil e mais de cinco mil milhões de vezes maiores que a luz visível

Uma explosão de raios gama, com uma potência nunca antes observada, foi registada em Setembro de 2008 pelo novo telescópio espacial norte-americano Fermi, segundo um estudo publicado quinta-feira na revista Science, citado pela Lusa.

A primeira explosão de raios gama registada em alta resolução pelo Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi vai entrar para o livro dos recordes, uma vez que a explosão teve a maior energia total, os deslocamentos mais velozes e as emissões iniciais de mais alta energia até agora registados.

A deflagração, designada GRB 080916C, ocorreu a 15 de Setembro, na constelação de Carina, e equivaleu a cerca de 9.000 supernovas explodindo simultaneamente e emitindo cinco vezes a energia emitida pelo Sol em menos de 60 segundos sob a forma de raios X e gama, explicaram os astrofísicos.

Supernova é o nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas com mais de dez massas solares, segundo as estimativas dos especialistas.

Os astrónomos acreditam que as explosões de raios gama (os eventos mais luminosos no universo) acontecem quando estrelas exóticas de grande massa começam a ficar sem combustível. À medida que uma estrela se transforma em buraco negro, jactos de material disparam para fora, a velocidades próximas à da luz.

O outro instrumento do Fermi, o Monitor de Explosões de Raios Gama, registou o evento simultaneamente, oferecendo uma visão da emissão inicial, ou imediata, de raios gama, com energias entre três mil e mais de cinco mil milhões de vezes maiores que a da luz visível.

Segundo os especialistas, a explosão de raios gama terá ocorrido a 12,2 mil milhões de anos-luz.
Continue a ler esta notícia