Robô comandado por actividade cerebral (vídeo) - TVI

Robô comandado por actividade cerebral (vídeo)

Empresa japonesa espera que a invenção siga ordens dadas directamente por uma pessoa, sem necessidade de falar ou agir

A empresa japonesa Honda inventou um robô que, quando conectado à actividade cerebral humana, é capaz de agir sem ser necessário falar ou mexer. Assim sendo, abrir a porta do carro e controlar o ar condicionado sem mexer um dedo passam a ser possíveis com a nova tecnologia da Honda, avança a Associated Press.

A companhia japonesa desenvolveu uma nova técnica para ler a actividade cerebral e a mudança de fluxo sanguíneo quando uma pessoa pensa em quatro movimentos simples: mexer a mão direita, mexer a mão esquerda, correr e comer.

A Honda foi capaz de analisar estes pensamentos, e em seguida, transmiti-los sem fios ao seu robô com forma humana, Asimo.

No vídeo apresentado em Tóquio, a pessoa com o capacete permanece sentada e imóvel ao mesmo tempo em que pensa em mexer a sua mão direita: pensamento que é recebido pelos eléctrodos do capacete. Após alguns segundos, Asimo, programado para responder aos estímulos cerebrais, levantou a sua mão direita.

A Honda anunciou que a tecnologia não pode ser submetida a uma demonstração em público antes de testar as possíveis distracções da pessoa a quem vai ser aplicada. Outro dos problemas é que composição cerebral varia de pessoa para pessoa. Por isso é necessário estudá-la entre duas a três horas antes para que a tecnologia funcione correctamente.

A empresa, líder no campo de investigação robótica, reconheceu que a tecnologia encontra-se numa fase muito primária da investigação e sem aplicações práticas imediatas.
Continue a ler esta notícia