Salários: Governo não garante subida se inflação escalar - TVI

Salários: Governo não garante subida se inflação escalar

Teixeira dos Santos

(Notícia actualizada com mais declarações)

Relacionados
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, diz que o Governo vai «acompanhar» o nível da inflação, mas não garante uma revisão dos salários e pensões caso esta venha a ficar acima do que o Executivo tinha previsto.

«O Governo acompanhará a situação, mas não se deixará tentar por medidas irresponsáveis que agravem a situação macro-económica do país», disse o ministro no Parlamento esta quinta-feira, quando questionado pelo Bloco de Esquerda face a esta possibilidade.

No que respeita à evolução dos preços, o ministro sublinhou ainda que o índice de preços do consumidor diminuiu em 2007 para 2,5% face a 3,1% em 2006, uma desaceleração dos preços que resultou «essencialmente da desaceleração dos preços dos bens energéticos, para qual também contribuiu a apreciação do euro». Será assim de prever uma nova desaceleração em 2008, designadamente na parte final do ano, referiu Teixeira dos Santos.

Recorde-se que a Comissão Europeia revelou, esta quinta-feira, novas projecções para a taxa de inflação, apontando para os 2,6% na Zona Euro e 2,9% na União, embora aposte numa desaceleração ao longo do ano e num retorno a níveis mais normais no último trimestre de 2008. A revisão em alta é de cinco décimas em ambos os casos e prende-se com a forte subida dos alimentos e energia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados