PT volta a perder clientes na rede fixa - TVI

PT volta a perder clientes na rede fixa

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O tráfego total, que inclui voz e Internet , originado na rede fixa atingiu cerca de 2.264 milhões de minutos, entre Abril e Junho, menos 5,2% que no trimestre anterior.

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Face ao mesmo período do ano passado a quebra é superior, 13,9%. A descida do tráfego prende-se, sobretudo, com a redução do tráfego de Internet através de acesso dial-up, informa a ANACOM.

No que diz respeito a tráfego de voz, foram originados na rede fixa cerca de 1.993 milhões de minutos, menos 3% que no trimestre anterior e menos 6,5% em termos homólogos. Do total de tráfego de voz, 20,9% do total de minutos de voz foram originados através de acesso indirecto.

«O Grupo PT viu a sua quota no tráfego de voz cair 1,2 pontos percentuais no trimestre, para 71%. Em comparação com o trimestre homólogo, os novos prestadores aumentaram as suas quotas em cerca de 3,6 pontos percentuais», diz a ANACOM em comunicado.

No segundo trimestre de 2006, o número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo rondava 3,077 milhões, menos 0,6% que no trimestre anterior e menos 3% em termos homólogos.

Novos prestadores aumentam número de clientes de acesso directo

Em contrapartida, os novos prestadores registaram um aumento significativo do número de clientes de acesso directo face ao trimestre anterior (15,6%), para o que contribuíram as novas ofertas suportadas em tecnologia GSM e as ofertas em pacote de telefonia fixa e de televisão por cabo e/ou Internet.

Em matéria de acesso indirecto, através de pré-selecção, registou-se uma descida de 3,2% do número de clientes, para 483 mil, o que acontece pela primeira vez desde o final de 2003. Não obstante, em termos homólogos, o número de clientes de pré selecção cresceu 7%.

No segundo trimestre deste ano existiam cerca de 77 mil clientes activos de acesso através de selecção chamada-a-chamada, valor inferior em 16,6% ao registado no trimestre anterior e inferior em 21,2% quando comparado com o trimestre homólogo.

Clientes de acesso directo do grupo PT cai 7,2 pontos percentuais em termos homólogos

A quota de clientes de acesso directo do grupo PT no final de Junho era de 84,8%, em quebra de 2,1 pontos percentuais face ao trimestre anterior e de 7,2 pontos percentuais em termos homólogos. No acesso indirecto, os restantes prestadores continuam a possuir quotas de mercado acima dos 99%.

No período em análise, o parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes atingiu 4,07 milhões, correspondendo a uma penetração de cerca de 39 acessos por 100 habitantes.

As empresas do grupo PT continuam a ter a maioria dos acessos instalados, 85,5%, menos 1,9 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 6 pontos percentuais que no final de período homólogo do ano anterior.

A redução da quota de acessos do grupo PT prende-se com a diminuição da utilização do serviço telefónico fixo tradicional e com o crescimento das ofertas em pacote dos operadores de televisão por cabo e de Internet, bem como ao aparecimento, no início de 2005, de uma oferta que utiliza a tecnologia GSM como tecnologia de acesso.
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