Energia das marés aproveitada na Ria de Aveiro - TVI

Energia das marés aproveitada na Ria de Aveiro

Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro identificou locais mais adequados para a implementação das turbinas

Relacionados
Uma equipa de investigadores e alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro avaliou o potencial da Barra do Porto para converter a energia das correntes e marés e conseguiu identificar os locais mais adequados para as turbinas. O estudo possibilitou uma simulação que pode agora ser aproveitada para produzir energia renovável na região.

«A nossa investigação permitiu-nos avaliar tecnicamente a possibilidade de produzir electricidade usando como fonte de energia primária as correntes de maré na zona da Barra do Porto de Aveiro. O estudo consistiu em simular com o computador o que acontece no escoamento de um fluído, neste caso, no escoamento das marés da Barra», explicou o professor Nelson Martins, coordenador do projecto, ao PortugalDiário.

Bill Clinton elogia Portugal pelas energias renováveis

A partir de um estudo hidrodinâmico e com a colaboração da administração do Porto de Aveiro, os investigadores e alunos da universidade recorreram a um modelo computacional de mecânica dos fluidos. «Avaliámos o potencial energético das correntes da zona de forma ao processo não interferir com as funções do Porto de Aveiro e identificámos os melhores locais para colocar as turbinas»», continuou.

A investigação levada a cabo pela Universidade de Aveiro ainda não passou do papel, porque faltam eventuais interessados e investidores: «Para já, ainda não sabemos se passará para a prática. Pelo que sei, as turbinas que utilizámos na simulação ainda nem são exploradas comercialmente».

A energia das correntes e das marés já é aproveitada em vários pontos do país. «Há diversos projectos chamados clássicos, como os moinhos de maré no Barreiro. Mas em termos de aproveitamento contemporâneo destas energias renováveis, não há nada na prática», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados