30 set 2019 00:00

Paella

Arroz bomba Sal Pimenta Azeite Camarões Lingueirões Lulas Asas de frango Chouriço Sementes de mostarda Pimentão doce Vinho branco Cebola roxa Cebola Alho Alho francês Cenoura Pimento amarelo Pimento vermelho Ervilhas Malagueta vermelha Coentros Salsa

Comece por descascar camarões e reservar as cascas. Arranjar e limpar as lulas, deixar as ameijoas e os lingueirões em água para retirar eventuais impurezas. Retirar alguma carne das asas do frango e reservar temperadas com sal.
Numa panela refogar cebola, alho francês e alho, sal e pimenta. deixar alourar e deitar as cascas e cabeças dos camarões, asas de frango, pimentos, cenoura e deixar refogar mais um pouco. Juntar água e deixar levantar fervura.


Numa paelleira deitar cebola roxa e alho temperado com sal e pimenta. Deixar alourar e juntar vinho branco. Deixar reduzir e juntar sementes de mostarda trituradas e pimentão doce. Junte o chouriço cortado às rodelas, cenoura cortada em juliana, malagueta sem sementes cortada finamente e pimentos vermelhos e laranja cortados aos cubos. Em seguida juntar o arroz e deixar fritar. Dois minutos depois acrescente o frango e as lulas e deixar refogar um pouco mais. Adicione duas conchas de caldo e não mexer. Ir juntando caldo à medida que o arroz vai absorvendo a água. Numa frigideira juntar cebola, alho e alho francês picado junto com azeite e deixar refogar. Tempere com sal e pimenta e passados uns minutos regar com vinho branco e deixar reduzir. Quando a redução estiver no ponto desejado deitar as ameijoas e os lingueirões. Tape até as ameijoas abrirem e os lingueirões ficarem suaves. Reserve algumas ameijoas em casca para decoração e retire as restantes das conchas e também os lingueirões. Na mesma frigideira, fritar ligeiramente os camarões até que fiquem dourados. Reserve para decoração. Quando o arroz estiver pronto, junte as ameijoas, lingueirões, ervilhas e coloque no forno por 10 minutos. Ao retirar do forno juntar salsa frisada, coentros e envolver ligeiramente. Colocar os camarões por cima e ameijoas já reservadas para servir.