Lucros da Sonae Sierra caem 99% para 1,3 milhões - TVI

Lucros da Sonae Sierra caem 99% para 1,3 milhões

Colombo

Desempenho afectado por desvalorização dos activos ditada pelo mercado

Relacionados
O resultado líquido consolidado da Sonae Sierra no primeiro semestre de 2008 foi de 1,3 milhões de euros, valor que compara com os 163,7 milhões de euros registados no período homólogo de 2007. A quebra é de 99%.

«Esta variação do Resultado Líquido Consolidado é fundamentalmente devida aos resultados indirectos que foram negativamente afectados por aumento das taxas de capitalização (yields) de mercado na Europa, nomeadamente na Ibéria», explica a empresa em comunicado.

Os resultados directos da empresa reduziram de 44,2 milhões de euros no primeiro semestre de 2007 para 34,9 milhões de euros neste período. «Essa redução é basicamente explicada por um agravamento dos custos financeiros líquidos. O agravamento tem a ver, por um lado, com o aumento verificado a nível de taxas de juro e, por outro, com receitas financeiras não-recorrentes relativas à sua operação no Brasil», admitem.

No primeiro semestre de 2007, a empresa registou ganhos em operações de cobertura cambial da sua actividade no Brasil no montante de 6,9 milhões de euros enquanto que, no primeiro semestre de 2008, registou uma perda correspondente de 0,4 milhões de euros.

A empresa reconheceu um ganho de 8,7 milhões de euros correspondente à sua parte no valor criado no Freccia Rossa (Brescia, Itália), centro comercial inaugurado no período. A empresa reconheceu, ainda, uma perda global a nível de Valor Criado nas Propriedades de 47 milhões de euros, o que corresponde a 1,2% das suas Propriedades de Investimento.

O resultado líquido atribuível a accionistas da empresa-mãe foi de 17,5 milhões de euros.

As acções da Sonae SGPS fecharam a cair 0,73% para os 0,68 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados