Grande parte dos portugueses não sabe o que é biodiversidade - TVI

Grande parte dos portugueses não sabe o que é biodiversidade

Amazónia

De acordo com uma sondagem Eurobarómetro esta é uma palavra desconhecida para mais de 41 por cento

Relacionados
O termo «biodiversidade» é desconhecido para 41,3 por cento dos portugueses. Esta é a conclusão de uma sondagem divulgada esta sexta-feira em Bruxelas pelo Eurobarómetro.

Este nível de desconhecimento coloca os portugueses acima da média europeia sobre este tema, que está nos 33,8 por cento.

A agência Lusa noticia que segundo o Eurobarómetro, quando colocados perante várias respostas possíveis para o significado de «perda de biodiversidade», a maioria dos portugueses (44%) optaram pela resposta «Alguns animais e plantas estão a desaparecer/irão desaparecer», um ponto acima da média dos 27 Estados-membros (UE27 43%).

Apesar de se dizerem mal informados sobre a perda de biodiversidade (36,7% / UE27 37.3%), 72,6 por cento dos portugueses (EU 27 70.2%) «concordam absolutamente que travá-la é uma obrigação moral devido à responsabilidade que temos de cuidar da natureza» e 63,6 por cento «concordam absolutamente que a preservação da biodiversidade é essencial na luta contra as alterações climáticas (UE27 50,4%)».

Problema muito sério

Sobre a situação portuguesa, 71,5 por cento dos respondentes consideraram que a perda da biodiversidade é um problema muito sério no país, sendo que 21,4 por cento dizem ser um problema algo sério, 3,4 por cento disseram não ser um problema sério, 1,2 por cento acharam que não é um problema e 2,5 por cento não responderam.

Questionados sobre se, pessoalmente, fazem um esforço para proteger a biodiversidade, 42,8 por cento (EU27 36,7%) dos portugueses responderam afirmativamente e 44,6 por cento (UE27 33,3%) mostraram-se disponíveis para fazer ainda mais, enquanto que 7,2 por cento responderam negativamente por falta de informação (UE27 20.4%) e 3,1 por cento disseram não por outras razões (UE27 7.8%).

O trabalho de campo, em Portugal, foi realizado pela Consulmark, que fez 1005 entrevistas entre os dias 8 e 12 de Fevereiro.

A divulgação do Eurobarómetro foi feita no dia em que a União Europeia lança uma campanha de sensibilização para a perda da biodiversidade. Com o lema «Estamos todos no mesmo barco», a campanha visa uma maior sensibilização para o problema através de um sítio Web, um clip vídeo, acções de promoção e divulgação, incluindo nas redes sociais e arte urbana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE