Já fez LIKE no TVI Notícias?

Kosovo: rendição de tropas começa quarta-feira

Relacionados

Governo reserva reacção à independência para «quando entender ser adequado»

Na próxima quarta-feira de manhã partem para o Kosovo 126 militares, que vão render o contingente que está no território, ao serviço da Força de Reacção Rápida da KFOR.

Estes homens, que vão partir a bordo de dois aviões militares C-130, são os primeiros de um grupo de 296, que vai estar no território durante seis meses.

PUB

De acordo com um comunicado do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA), enviado ao PortugalDiário, este grupo é constituído por «militares do Exército da 13ª Companhia de Atiradores Pára-quedistas e por um Destacamento de Apoio de Serviços».

«O segundo e último grupo de militares partirá na terceira semana do corrente mês», adianta ainda a nota do EMGFA.

Governo só revela posição em momento «adequado»

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, declarou esta segunda-feira, em Bruxelas, que o Governo tem uma posição «bem definida» sobre o reconhecimento da independência do Kosovo, mas reserva o anúncio da decisão final para «quando entender ser adequado», noticia a Lusa.

«Não temos nenhuma necessidade de precipitar uma decisão», considerou Amado à margem de uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.

O responsável português assegurou que «o Governo tem uma posição bem definida» que vai ajustando à evolução «muito dinâmica que os acontecimentos vão assumindo» e sempre em diálogo «com as diferentes instituições».

PUB

«Mantemos por isso um diálogo com as principais forças políticas, com as instituições [portuguesas] - Parlamento e presidente da República - e a seu tempo o Governo tomará a decisão que entende ser a mais adequada», precisou.

A independência da ex-província sérvia do Kosovo, que foi declarada unilateralmente a 17 de Fevereiro último, já foi reconhecida por mais de 20 países, a maioria dos quais membros da UE.

Além de 16 Estados da UE (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovénia, Estónia, França, Itália, Irlanda, Letónia, Luxemburgo, Polónia, Reino Unido, Suécia, Finlândia e Holanda), o novo país está reconhecido pela Albânia, Afeganistão, Austrália, Estados Unidos, Peru, Senegal, Taiwan, Turquia, Suíça e Islândia.

Dez países opõem-se à independência, três dos quais membros da UE (Chipre, Espanha e Roménia), Sérvia, Rússia, China, Geórgia, Moldova, Sri Lanka e Venezuela.

PUB

Relacionados

Últimas