Já fez LIKE no TVI Notícias?

Combustíveis: Concorrência só conclui investigação em Março

Relacionados

(Notícia actualizada)

A Autoridade da Concorrência (AdC) vai começar esta quarta-feira a analisar os dados recebidos pelas empresas no âmbito da investigação aprofundada do mercado dos combustíveis.

A informação foi avançada esta terça-feira pelo presidente da AdC, Manuel Sebastião, na audição parlamentar, no âmbito da Comissão dos Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional.

PUB

A investigação, recorde-se, foi pedida ao regulador em Julho deste ano e arrancou em Setembro. O responsável espera apresentar o 1º relatório em Dezembro de 2008, mas a investigação só será concluída em Março do ano que vem, ou seja, apenas nove meses depois de ter sido pedida, numa altura em que os mercados do petróleo e dos derivados apresentam uma forte volatilidade.

«Esta investigação vai incluir novos dados de natureza estrutural e corrente», explicou o presidente da autoridade, que tinha já apresentado um outro relatório sobre o mercado dos combustíveis em Junho passado. Na altura, a AdC concluiu que não existiam sinais de concertação de preços nem de entraves à concorrência por parte das petrolíferas em Portugal.

Para já, Manuel Sebastião deixa uma garantia: «Se entretanto forem detectados indícios de concertação de preços ou de restrições à concorrência, serão imediatamente desencadeados os respectivos processos, não será necessário esperar pelo final da investigação aprofundada».

PUB

Relacionados

Últimas