Já fez LIKE no TVI Notícias?

BPN registou prejuízos de 572,5 milhões em 2008

Relacionados

Perdas quase duplicaram no ano passado

(Notícia actualizada às 20h35)

O Banco Português de Negócios (BPN) encerrou 2008 com prejuízos de 572,5 milhões de euros, anunciou o banco nacionalizado, cuja gestão está a cargo da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

PUB

Em 2007 as perdas tinham sido de 295,8 milhões, numa análise pro forma.

Norberto Rosa, administrador da CGD nomeado para o BPN, garante que o banco público não perdeu um cêntimo com a operação.

Os custos operacionais subiram 14% neste período e o «cost to income» deteriorou-se, passando de 80,5% para 304,1%.

Já as imparidades de crédito atingiram o valor de 1,47 mil milhões de euros no ano passado, mais 47% que os mil milhões registados em 2007.

A instituição recorda que «a actividade do grupo BPN, em 2008, foi sujeita aos condicionalismos decorrentes da intensificação da crise nos mercados financeiros e do incremento da escassez da liquidez, e além disso foi fortemente afectada por todo um conjunto adicional de dificuldades com origem no seio da própria instituição».

O banco chama ainda a atenção de que o aumento de capital no valor de 80 milhões de euros, levado a cabo em Setembro do ano passado, foi insuficiente para «repor os níveis de solvabilidade e de liquidez em patamares adequados ao exercício da actividade», e depois de esgotar várias soluções, o Governo viu-se obrigado a nacionalizar o banco.

PUB

Relacionados

Últimas