Já fez LIKE no TVI Notícias?

Clientes EDP estão contentes com a empresa

Relacionados

O presidente da EDP, António Mexia, desvalorizou o facto de apenas cinco mil clientes terem aderido ao novo tarifário, o edp5D, sublinhando que isso significa que as pessoas «estão contentes» com a empresa.

«Não houve mudança muito grande porque as pessoas estão contentes com a EDP», disse António Mexia, para quem o importante foi a empresa, ao contrário da concorrência, ter feito «o trabalho de casa» e «estar presente» quando o mercado foi liberalizado, a 4 de Setembro.

Reconheceu que a mudança nos consumidores domésticos «não se faz de forma muito rápida», realçando que o número de adesões ao novo tarifário prova que «as pessoas não sentem necessidade de mudar da EDP para outra companhia», segundo escreve a «Lusa».

PUB

A EDP já anunciou que espera chegar ao final do ano com cerca de 20 mil clientes no regime de mercado liberalizado.

A expectativa da EDP para o final do ano poderá ser ultrapassada se a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propuser um aumento dos preços da electricidade muito superior ao que tem sido habitual, podendo rondar os 15 por cento.

Nesse caso, como a tarifa edp5D se mantém estável até ao final do ano de 2007, é provável que muitos consumidores optem por aderir ao regime de mercado liberalizado, como afirmou o administrador responsável pela área comercial da EDP.

A EDP lançou a 1 de Setembro, três dias antes dos consumidores domésticos adquirirem o direito de escolher o seu fornecedor de electricidade, a tarifa edp5D destinada aos clientes domésticos e pequenas empresas com uma potência contratada superior a 6,9 kVA (kilovolts ampere).

Como campanha de promoção de lançamento, a EDP garantiu que quem aderisse a esta tarifa até ao final do ano não sofrerá qualquer aumento de preço em 2007.

PUB

Até ao momento, apenas a EDP apareceu no mercado com uma proposta para este segmento de clientes, mas espera-se que, com a alteração das condições de mercado, nomeadamente preços mais elevados, surjam mais comercializadores.

Actualmente, o preço à tarifa é mais competitivo do que no regime livre, uma vez que os aumentos têm estado limitados ao tecto da inflação.

Com a decisão do Governo de acabar com essa indexação à taxa da inflação e de passar, quase na íntegra, os custos com as energias renováveis para os consumidores domésticos, espera-se um significativo aumento dos preços da electricidade em 2007.

Acrescem ainda os elevados custos de produção da energia eléctrica devido ao aumento do preço do petróleo, ao qual são indexados os preços do gás natural e do carvão utilizados nas centrais de produção.

Também o ano hidrológico que a ERSE previa médio, se verifica que será seco, pois o coeficiente de produtibilidade hidroeléctrica era até Setembro de 0.64.

O índice de hidraulicidade é um indicador que avalia se determinado período de tempo (mês/ano) foi seco ou chuvoso.

Se for inferior a 1, significa que o mês/ano é seco, se estiver acima de 1, trata-se de um mês/ano chuvoso.

PUB

Relacionados

Últimas