Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro apela a bom senso dos pilotos e à suspensão da greve

Relacionados

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, apelou ao «bom senso» dos pilotos para que suspendam a greve que têm em curso.

Mário Lino reiterou a disponibilidade do Ministério que tutela para negociar com o Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC), que convocou esta greve, com duração prevista de seis dias.

«Apelo ao Sindicato para que tenha bom senso suficiente, para que pare com a situação grevista, que é extremamente prejudicial para a TAP, para a economia portuguesa, para a imagem do país e para a qual não encontro razões neste momento», disse o ministro à margem da conferência «Auto-estradas do Mar e Logística», em Lisboa.

PUB

Para Mário Lino, a greve tem mais objectivos políticos que laborais, e assegurou que o Governo está neste processo de «boa fé», com o objectivo de alcançar uma solução o mais rapidamente possível.

«Não se chegou a uma situação em que o Governo tivesse dito «não vamos discutir mais» ou «não vale a pena continuar a falar»», explicou.

«Estou disponível para discutir, compreendo, e quero dar esse sinal, que a minha posição não é para arrastar esta discussão. Eu quero chegar a conclusões rapidamente, marcando um prazo rápido para fazermos as reuniões necessárias para chegarmos a uma conclusão», acrescentou.

A greve dos pilotos está a afectar muitos voos, que tiveram de ser cancelados, causando um verdadeiro caos nos aeroportos. A TAP, por exemplo, cancelou esta manhã 12 voos com partidas de Lisboa, Porto, Faro e Açores.

Os passageiros estão a ser informados nos balcões de check-in da companhia que têm de dirigir-se aos balcões de vendas para conseguir lugar nos voos de outras companhias.

Recorde-se que o SPAC convocou a greve devido à alteração da idade de reforma dos pilotos, que passa dos 60 para os 65, e do valor das pensões.

PUB

Relacionados

Últimas