Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe A: seguros não cobrem despesas

Relacionados

Seguradoras só pagam as consultas quando o doente não sabe que tem gripe

A maioria dos seguros de saúde não cobre as despesas ligadas a gripe A ou directamente ligadas à situação de pandemia, informou esta quinta-feira o presidente da Associação Portuguesa de Seguradoras (APS), Pedro Seixas Vale.

Portugueses mais adeptos dos PPR

PUB

«A norma é que não há cobertura de despesas em caso de uma doença pandémica», diz Pedro Seixas Vale que adverte, no entanto que, «se for a um médico so sector privado sem saber que tem gripe A e, depois, lhe for diagnosticada a doença ser-lhe-ão pagas essas despesas».

Isto porque, «quem faz um contrato de seguro tem de saber os riscos que corre. Se esta pandemia é a primeira, como saberei quais os riscos inerentes?», explica o responsável da APS.

Mais 700 milhões para seguradoras

No entanto, o sector já se mostrou disponível para colaborar com com o Ministério da Saúde, em caso de pandemia, disponibilizando as suas redes para informar as pessoas, em paralelo com a linha Saúde 24.

Em Portugal havia no final de 2008 cerca de dois milhões de pessoas com seguro de saúde, de acordo com dados oficiais.

Seguro de Saúde Vitalício em debate

PUB

«Comprar um seguro vitalício é como comprar um Jaguar». Por isso mesmo, é que o presidente da APS considera «irrealista» a possibilidade deste novo seguro estar à venda em Janeiro de 2010.

«Fazer um seguro vitalício, que pode durar cem anos, é algo de muita responsabilidade e que, por isso, tem de se fazer muitas regras», diz Pedro Seixas Vale.

A APS e o Instituto de Seguros de Portugal estão a discutir este assunto e ainda não se sabe, por enquanto, quando está pronto.

PUB

Relacionados

Últimas