Já fez LIKE no TVI Notícias?

Se tiver zero, recebe prémios

Relacionados

Brigadas «100% Cool» patrulham zonas nocturnas de Lisboa e realizam testes de alcoolémia. «Missão Regresso a Casa» espalha a mensagem: conduzir sóbrio é que está na moda. Quem acusar 0.0 na taxa de alcoolémia é considerado «cool» no grupo de amigos

Até ao final do mês de Junho as brigadas 100% cool vão percorrer as zonas nocturnas de Lisboa e Porto. A missão que as vai conduzir pelas ruas de bares e discotecas, até às 05h da manhã, é a de distribuir informações sobre como é «cool» conduzir sem estar alcoolizado e realizar testes de alcoolémia.

A iniciativa «Condutor 100% cool» que arrancou a 27 de Abril, consiste em «actuar nos locais de consumo e passar a mensagem de que os jovens podem tomar as opções correctas para as suas noites sem colocar em perigo a sua vida e a de outros ao volante», referiu ao PortugalDiário Mário Barreto, secretário-geral da ANEBE (Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas), entidade promotora da iniciativa.

PUB

Brigadas dão prémios

Já o objectivo das brigadas, que actuam em duas fases distintas, ao ínicio da noite nas zonas de concentração de jovens e no final da noite à saída de bares e discotecas, consiste em «detectar se os jovens têm álcool no sangue ou não, e oferecer prémios a quem acusar 0.0 de taxa de alcoolémia pois é automaticamente um condutor 100% cool», frisou Patrícia Brazão, membro da brigada.

Para os jovens que frequentam a noite lisboeta, «é bom saber que há uma pessoa que não vai beber e que garante a segurança dos outros até casa», referiu um grupo de jovens ao PortugalDiário ao realçar o teor «positivo» da iniciativa.

Maria Pena, 19 anos, é uma condutora «100% cool», mostram os dígitos do balão de alcoolémia. Para a jovem, que não bebeu, se não se encontrasse em perfeitas condições para conduzir, «optava por outra solução», «eu sou consciente», ressalva.

Mesmo com 2.70 g/l «sinto-me capaz de conduzir»

Mas se para uns é «cool» passar a noite com uns copos a menos, para outros, a palavra «sóbrio» nem sempre é apanágio de «responsabilidade», especialmente quando toca a conduzir sob o efeito de álcool.

PUB

Para Carina, que acusou 2.70 no alcoolimetro, «não há problema» em voltar para casa de carro. «Sinto-me capaz de conduzir», afirma convicta ao PortugalDiário, «bebi apenas um gole de sangria», afirma, desta vez não tão segura em relação ao que a excluiu do rótulo «100% Cool».

A campanha, que já vai na sua quinta edição, lança este ano um novo desafio ao condutor designado «cool» no grupo de amigos, a realização de um filme que será posteriormente colocado no site da iniciativa e estará à mercê da votação de um júri e dos internautas.

A iniciativa «Condutor 100% cool» tem registado um «enorme sucesso na capacidade de alteração dos comportamentos dos jovens», acrescenta ainda o responsável da ANEBE. «Os jovens estão mais conscientes mas todos os anos há novos condutores e é nesse sentido que vamos continuar a reforçar o nosso trabalho de prevenção para que haja cada vez mais condutores 100% cool», conclui.

Visite o site oficial da campanha

PUB

Relacionados

Últimas