Já fez LIKE no TVI Notícias?

Português eleito presidente da Eurojust

Relacionados

Lopes da Mota escolhido pelos representantes dos 27 Estados

O procurador-geral adjunto Lopes da Mota foi eleito esta terça-feira presidente do Colégio da Eurojust, na sequência da votação realizada em Haia, Holanda, pelos representantes dos seus 27 estados-membros.

A Agência Europeia de Reforço da Cooperação Judiciária (Eurojust) é um órgão da União Europeia de cooperação judiciária em matéria penal, instituído em 2002.

PUB

Não tem competências de investigação e foi criado para dar maior eficácia à acção das autoridades dos estados-membros, a quem compete investigar a criminalidade grave e organizada de natureza transnacional.

José Luís Lopes da Mota tem 52 anos e iniciou a carreira profissional em 1979, como procurador do Ministério Público nos tribunais da primeira instância.

Passou pelo Centro de Estudos Judiciários e foi secretário de Estado da Justiça do ministro Vera Jardim, entre 1996 e 1999.

Integrou a Eurojust como membro fundador, em 2002, e era actualmente seu vice-presidente.

Contactado pelo PortugalDiário, Lopes da Mota mostrou-se muito satisfeito com a eleição que considerou «uma honra» e «um desafio».

Na nota colocada no Site da Eurojust, o recém-eleito presidente refere ainda estar «muito feliz» por representar um país que é um dos membros fundadores da Eurojust. «Agora tenho a oportunidade de ajudar o colégio da Eurojust a concretizar os seus objectivos», acrescentou.

O mandato tem a duração de três anos. Concorreram à eleição, os representantes de Portugal, França e Holanda.

PUB

Relacionados

Últimas