Já fez LIKE no TVI Notícias?

Centro: podem fechar mais escolas

Relacionados

Directora regional de Educação do Centro admitiu a possibilidade

A directora regional de Educação do Centro, Engrácia Castro, admitiu hoje a possibilidade de serem encerradas mais escolas na região, depois de uma análise no terreno, a iniciar em Março, juntamente com conselhos executivos e autarquias, noticia a Lusa.

Engrácia Castro esteve hoje à tarde reunida com autarcas do Sul do Distrito de Viseu, tendo um dos temas abordados sido o reordenamento da rede escolar do ensino básico e secundário.

PUB

Governo recua no diploma da gestão escolar

Ministra da Educação vai explicar-se no Parlamento

«Estivemos a definir algumas linhas orientadoras para o nosso trabalho conjunto e iremos encetá-lo em breve. A partir do início de Março estamos aptos a ir para o terreno, concelho a concelho, para fazermos a reorganização das redes escolares», disse aos jornalistas no final da reunião.

A directora regional justificou que «a baixa de natalidade é uma constatação que se tem no terreno e, portanto, haverá necessidade de reflexões sobre se a rede escolar de cada concelho está ou não adequada». Nesse âmbito, admitiu que, «eventualmente», haverá mais escolas a fechar na Região Centro, sem estimar um número.

Questionada sobre o facto de algumas autarquias defenderem, nas suas cartas educativas, que cada freguesia fique pelo menos com uma escola aberta, Engrácia Castro explicou que estes documentos «vão ser monitorizados».

«A carta educativa é um instrumento dinâmico, não é estático e, como tal, eventualmente vão ter que ser introduzidas algumas alterações, progressivamente, de acordo com aquilo que as autarquias e nós sintamos no terreno», frisou.

PUB

Relacionados

Últimas