Já fez LIKE no TVI Notícias?

Independente: cronologia dos acontecimentos

Relacionados

Lista dos principais factos relacionados com a crise na UnI

Principais acontecimentos:

2 Mar - A nova equipa de vice-reitores da UnI é integrada pelo antigo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e deputado do PSD Montalvão Machado, o cientista Carvalho Rodrigues e Joaquim Reis.

PUB

5 Mar - O nome de Pedro Santana Lopes foi retirado da lista de professores da Faculdade de Direito da UnI divulgada no site na Internet daquela instituição de ensino superior privado.

12 Mar - Docentes da Faculdade de Direito da UNI, entre os quais Carlos Pamplona Côrte-Real, apelaram a uma «urgente» intervenção do ministro do Ensino Superior naquele estabelecimento de ensino, com vista a restabelecer a legitimidade dos professores que foram afastados.

20 Mar - O Tribunal do Comércio considerou ilegal a decisão da Assembleia-Geral da Universidade Independente de afastar a anterior direcção (nomeadamente Rui Verde), que retomou o controlo da instituição e suspendeu o reitor.

22 Mar - Rui Verde, que reassumiu o controlo da Universidade Independente, foi detido para ser interrogado no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, no âmbito das suspeitas de irregularidades naquela instituição de ensino.

- O ex-vice-reitor da UnI Rui Verde ficou em prisão preventiva, a mais gravosa das medidas de coacção, após ser ouvido no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa.

PUB

24 Mar - A direcção da empresa proprietária da Universidade Independente esclareceu que o processo de averiguações aberto pela instituição refere-se a todos os procedimentos administrativos de lançamento de notas e não ao caso específico da licenciatura do primeiro-ministro, José Sócrates, que suscitou alegadas dúvidas referidas numa investigação do jornal Público.

27 Mar - Alguns alunos da Universidade Independente decidiram processar a empresa que detém a instituição (SIDES), exigindo uma indemnização pelos danos causados com a crise que há um mês se vive no estabelecimento.

28 Mar - Luiz Arouca, ex-reitor da Universidade Independente, e Amadeu Lima Carvalho, um dos accionistas da empresa que detém a UnI, já constituídos arguidos, encontram-se no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa para serem interrogados por um juiz.

- O Conselho Reitoral da Universidade Independente (UnI) apresentou a demissão, reclamando uma «intervenção urgente» para pôr fim ao «estado de calamidade» em que diz encontrar-se a instituição.

PUB

- A SIDES, empresa que gere a Universidade Independente (UnI), anunciou que vai participar criminalmente contra os alunos que ao início da noite alegadamente arrombaram a reitoria.

29 Mar - O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, determinou a instrução de um processo de encerramento compulsivo UnI por «manifesta degradação pedagógica».

4 Abr - Lúcio Pimentel, que reclama ser o presidente da SIDES, empresa proprietária da UnI apresentou formalmente a nova equipa reitoral, presidida por Jorge Roberto e composta pelos vice-reitores Carvalho Rodrigues, Raul Cunha e Rodrigo Santiago.

05 Abr - A Universidade Independente revela que vai entregar ao Ministério do Ensino Superior a documentação comprovativa da viabilidade financeira da instituição, no dia em que termina o prazo dado por Mariano Gago para a recolha de informação.

9 Abr - A Caixa Geral de Depósitos concedeu uma licença sem vencimento ao seu funcionário Jorge Roberto para que este exerça o cargo de reitor da Universidade Independente (UnI).

PUB

Relacionados

Últimas