Crise: Merkel propõe criação de agência de notação europeia - TVI

Crise: Merkel propõe criação de agência de notação europeia

Angela Merkel (arquivo)

Chanceler alemã defende ainda alteração dos tratados europeus para punir violações dos critérios de estabilidade e um maior combate à especulação financeira

Relacionados
A chanceler alemã defendeu esta segunda-feira a alteração dos tratados europeus para punir violações dos critérios de estabilidade, um maior combate à especulação financeira e a criação de uma agência europeia de notação, como lições a retirar da crise grega.

«Todos verificámos que a regulação dos mercados ainda não impede especulações involuntárias, e são necessários mais progressos neste domínio», disse Angela Merkel em Berlim, após a aprovação pelo Governo alemão dos créditos de emergência à Grécia, no valor de 22,4 mil milhões de euros até 2012, avança a agência Lusa.

Merkel defendeu que o Pacto de Estabilidade e Crescimento da União Europeia «tem de ser configurado de forma a não poder ser violado e a ser rigorosamente cumprido», lembrando que foi a Alemanha que, em 1997, sob a égide do chanceler Helmut Kohl, insistiu no referido Pacto.

Faremos propostas ao Conselho Europeu para uma melhor implementação de uma política estabilidade e monetária comum e também para eventuais alterações aos tratados, que permitam no futuro uma reação adequada.

Merkel disse ainda que a Alemanha proporá a criação de uma agência europeia de notação financeira (rating), «que corresponda ao espírito europeu da economia de mercado e se sinta comprometida» com esta cultura, embora tenha de ser uma instituição independente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados