Zona Euro: Portugal mais competitivo... mas pouco - TVI

Zona Euro: Portugal mais competitivo... mas pouco

Economia vai crescer

Subida no ranking da competitividade é de apenas uma posição. Portugal está em 13º no conjunto dos 16 países que usam o euro

Relacionados
Portugal subiu uma posição no ranking da competitividade, ocupando o 13.º lugar no conjunto dos 16 países que usam o euro.

De acordo com o Euro Monitor 2010 - Indicatores for Balance Growth, a que a agência Lusa teve acesso, Portugal obteve uma pontuação total de 4,1 pontos, valor igual ao registado em 2009 e abaixo dos 4,9 pontos alcançados em 2005.

No conjunto dos 16 países da moeda única, Portugal fica acima da Grécia (2,9 pontos), da Irlanda (3,5 pontos) e da Espanha (4,0 pontos).

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a Alemanha lidera o ranking, com 7,4 pontos, seguida pela Áustria, com 7,3 pontos, e pelo Luxemburgo e Holanda, ambos com uma classificação global de 7,0 pontos.

«Nenhum país - nem mesmo a Alemanha - pode considerar-se um 'top performance' e dois países - Grécia e Irlanda - apresentam desempenhos fracos», lê-se no relatório.

Choque externo pode atirar Portugal para fundo da tabela

O desempenho de Portugal e Espanha é «marginalmente melhor», mas «um choque externo pode rapidamente colocar» os dois países «no grupo do fundo da tabela».

O Euro Monitor 2010 - Indicatores for Balance Growth apresenta um conjunto de rankings, que analisam o desempenho dos países ao nível do défice externo e orçamental, da taxa de desemprego, entre outros critérios.

Portugal obtém as piores classificações nos rankings do défice externo e orçamental (dois pontos) e da taxa de desemprego (três pontos).

A melhor pontuação é obtida no ajustamento necessário para equilibrar a balança primária: sete pontos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE