Empreendedorismo: Portugal made in Silicon Valley - TVI

Empreendedorismo: Portugal made in Silicon Valley

Escritório da Google em Los Angeles (Reuters)

O que o país tem de bom, o que lhe falta e como poderá chegar a ser um centro tecnológico e científico como Silicon Valley

Relacionados
A maioria dos apoios que existem para empreendedores direcionam-se às áreas tecnológicas, que estão constantemente a renovar-se. Silicon Valley é um grande centro tecnológico que fica na Califórnia, EUA, e é uma referência a nível mundial. Poderá alguma vez Portugal chegar a ser assim?

O que temos de bom? O que nos falta? Foi isso que a Leadership Business Consulting se propôs a refletir com um estudo e recomendações sobre Empreendedorismo em Portugal e em Sillicon Valley, divulgados na semana passada.

Esse estudo destaca uma «evolução positiva do ecossistema empreendedor português» no que toca, nomeadamente, à qualidade da formação universitária, à infraestrutura tecnológica avançada, ao facto de a crise económica predispor a empreender, às políticas governamentais «favoráveis» e à consolidação das empresas tecnológicas.

No entanto, há o reverso da medalha: «o cenário macroeconómico recessivo e em contração limita o investimento nacional e externo e leva à emigração do talento»; a aversão ao risco que limita o crescimento do empreendedorismo e dificulta o trabalho em rede, entre outros aspectos.

O certo é que há «vantagens e oportunidades de empreender em Portugal», seja pela qualificação, adaptação e criatividade dos profissionais, pela infra-estrutura tecnológica existente, pelo acesso aos mercados lusófonos que representam 4,6% do PIB mundial e revelam um crescimento acima da média, seja pelos preços atraentes para investimento em startups que comparam com a inflação de Silicon Valley, seja pela qualidade de vida que há por cá.

Este estudo recomenda uma maior ligação a Silicon Valley pela via de uma maior cooperação entre agentes com interesses convergentes e da capacidade de montar modelos de gestão em comunidade.

Fala numa «ponte estruturada» através da incubação /aceleração de start ups, fundos de investimento, prestação de serviços a SV, nomeadamente desenvolvimento de software e reforçar as ligações entre as universidades, bem como pela intermediação de esforços para ligação a África. Uma «rede lusófona de empreendedorismo». Criar também um «Erasmus Empreendedor». Por que não?

Mais: fazer um Pitch do país, com as 10 razões para empreender em Portugal. Melhor, em inglês: 10 reasons to start up em Portugal.

E, claro, é preciso trazer Silicon Valley a Portugal. Respirar o conceito. Deixar-se contagiar. Como? Através de eventos, oradores e peritos, através dos fundos de investimento e de formação especializada.
Continue a ler esta notícia

Relacionados