Imprensa grega mostra alívio e esperança após eleições - TVI

Imprensa grega mostra alívio e esperança após eleições

Alexis Tsipras e Samaras (Reuters)

Jornais acreditam que votação representa vontade de ficar no euro e esperam governo de coligação para breve

Relacionados
Já a maioria dos jornais gregos exprimiam alívio com a vitória à tangente, nas eleições legislativas de domingo, dos partidos favoráveis à continuação das reformas impostas pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

«Um veredito em forma de suspiro de alívio», refere o jornal de centro-direita «Kathimerini» em reação ao resultado das legislativas, nas quais o partido conservador Nova Democracia (ND) ganhou à formação de esquerda radical Syriza.

«Há um terreno estável para um governo de coligação», observa o «Kathimerini».

«Um voto de esperança», sublinha, por outro lado, o jornal «Eleftheros Typos», que também apoia o partido no poder.

O jornal de centro-esquerda «Ethnos» considerou que um «mandato claro» foi dado a um governo que mantenha a Grécia na Zona Euro e renegocie as condições do plano de resgate, enquanto o jornal económico «Naftemporiki» intitulava «Mensagem das urnas: permanecer no euro».

«Um governo, imediatamente», exige na capa o jornal de centro-esquerda «Ta Nea», que se congratula por a Grécia ter enfim saído do «impasse político».

O jornal «Avghi», órgão do Syriza, que ficou em segundo lugar com 71 deputados, exige na primeira página «um governo de todos os gregos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados