Telefónica veio a Lisboa falar 10 minutos com BES - TVI

Telefónica veio a Lisboa falar 10 minutos com BES

Telefónica

César Alierta veio a Portugal dizer aos administradores do Banco Espírito Santo que iria subir a oferta para comprar a Vivo e tentar seduzir o banco a apoiá-lo junto da PT

Relacionados
O presidente da Telefónica, César Alierta, esteve esta segunda-feira em Lisboa para seduzir o Banco Espírito Santo (BES) a apoiá-lo na guerra com a PT para o controlo da Vivo, escreve o «Público».

Veja o vídeo

A reunião, que durou menos de 10 minutos, serviu para Alierta explicar a altos responsáveis do BES que iria subir a oferta para comprar a metade que a Portugal Telecom detém na holding Brasilcel, dona da Vivo, e garantir o apoio dos administradores junto da comissão executiva da PT.

«Tudo se compra e se vende excepto a honra»

O grupo liderado por Ricardo Salgado terá dito que uma posição só poderia ser tomada em sede do conselho de administração da PT, segundo aquele jornal.

Um dia depois deste encontro, a operadora espanhola aumentou a parada em 800 milhões de euros. Agora, a Telefónica está disposta a pagar 6,5 mil milhões de euros à PT para ter a totalidade da Vivo, a maior operadora móvel do Brasil.

A proposta foi, desde logo, rejeitada pela administração liderada por Zeinal Bava, mas a decisão final da PT está nas mãos dos accionistas da operadora nacional que se vão reunir ainda este Verão.

BES apoia decisão da administração da PT

O BES detém 7,9% do capital da PT.

Ricardo Salgado já se pronunciou sobre a oferta da Telefónica, afirmando que tudo tem um preço.

Opinião partilhada por Faria de Oliveira, presidente da CGD. No entanto, segundo o «Público» que cita fonte oficial do banco, a Caixa-Geral de Depósitos não foi contactada «directa ou indirectamente» pela Telefónica.

Já ontem, em Madrid, na assembleia-geral da Telefónica, César Alierta disse não ter «nenhuma dúvida» de que a PT vai aceitar a sua proposta.

Enquanto dura esta «guerra de titãs» pelo controlo da Vivo, as acções da PT vão rendendo em bolsa. Desde a primeira oferta da Telefónica, a 10 de Maio, as acções da Portugal Telecom já acumularam um ganho de 32%.

Esta quinta-feira seguem com ganhos mais ligeiros: avançam 0,19% com cada título a custar 8,60 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados