Alemanha exige que Grécia abandone o euro. Concorda? - TVI

Alemanha exige que Grécia abandone o euro. Concorda?

Pacote de ajuda pode não servir totalmente economia de Atenas. «Grécia não tem só um problema de liquidez», dizem alemães

Relacionados
A União Social Cristã (CSU) da Baviera, partido coligado com a União Cristão Democrata (CDU) da chanceler Angela Merkel, exigiu que a Grécia abandone a união monetária europeia devido à crise financeira que enfrenta.

Veja aqui o comentário na TVI sobre o tema

Programa pronto no início de Maio

Grécia pede ajuda

«A Grécia não tem só um problema de liquidez, mas também de crescimento estrutural», defendeu Hans-Peter Friedrich, um dirigente do CSU, em declarações divulgadas este Sábado pelo semanário alemão «Der Spiegel».

Alemanha ainda não se decidiu sobre ajuda à Grécia

As autoridades de Atenas «devem estudar seriamente a possibilidade de abandonar a Zona Euro», afirmou o responsável do CSU, defendendo que esta alternativa não pode ser «tabu».

E o leitor concorda com esta ideia? Deixe a sua opinião, em baixo, na caixa de comentários

A opinião do eurodeputado do CSU Werner Langen vai no mesmo sentido ao mostrar-se «céptico sobre se o pacote de ajuda [à Grécia] está conforme com a legislação da União Europeia e a Constituição alemã».

Werner Langen considerou que o pacote de ajuda não vai servir à Grécia e estima que a «alternativa real» é que a Grécia deixe a união monetária e recupere com «duras reformas estruturais».

Pedido de ajuda grego alivia pressão na dívida nacional

O semanário revelou ainda que o líder parlamentar da oposição social-democrata e ex-ministro Frank Walter Steinmeier defende um processo legislativo ordenado para as ajudas previstas para a Grécia.

«As decisões sobre possíveis ajudas financeiras para a Grécia têm uma importância essencial para o futuro da União Europeia», salientou Frank Walter Steinmeier, numa carta enviada a Angela Merkel onde também exige que o assunto seja analisado no parlamento alemão, o Bundestag.

Ainda assim, a chanceler alemã mostrou-se favorável à possibilidade de conceder à Grécia ajuda financeira, embora vincule esta decisão a «estritas condições», disse antes de explicar que a estabilidade do euro é prioritária.

E o leitor concorda com esta ideia? Deixe a sua opinião, em baixo, na caixa de comentários
Continue a ler esta notícia

Relacionados