Euribor reagem ao corte de juros do BCE com nova queda - TVI

Euribor reagem ao corte de juros do BCE com nova queda

Euribor

Distância entre taxas comerciais e taxa de referência continua elevada

Relacionados
As taxas Euribor reagiram esta sexta-feira em queda à decisão anunciada na quinta-feira pelo Banco Central Europeu (BCE) de cortar a taxa de juro de referência para a Zona Euro em 50 pontos base para 3,25%.

Todos os prazos registaram recuos, mas foi a taxa a três meses que registou o valor mais baixo dos últimos oito meses, nos 4,474%, apresentando a maior queda desde Setembro de 2001, quando os bancos centrais efectuaram um corte concertado do preço do dinheiro na sequência dos atentados terroristas de 11 de Setembro.

Também a taxa a seis meses, a mais usada em Portugal como indexante dos contratos de crédito à habitação, reagiu em queda, fixando-se nos 4,544%.

No que se refere à taxa a 12 meses, também baixou para 4,596%.

Mesmo com as sucessivas descidas, as taxas Euribor, que são taxas comerciais e interbancárias, continuam a negociar muito acima da taxa de referência do BCE, que se situa agora nos 3,25%. O corte anunciado na quinta-feira pela instituição monetária foi o segundo em pouco mais de um mês. A última tinha sido da mesma dimensão (50 pontos base) e foi anunciada no âmbito de um corte também concertado entre vários bancos centrais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados