Banco de Portugal acredita que Portugal vai cumprir défice - TVI

Banco de Portugal acredita que Portugal vai cumprir défice

Vítor Constâncio

O Banco de Portugal (BdP) acredita que o Governo vai conseguir cumprir as metas e compromissos assumidos no que toca à redução do défice orçamental.

Relacionados
O governador da instituição, Vítor Constâncio, que foi esta quarta-feira perante a Comissão de Orçamento e Finanças apresentar as projecções económicas para 2007 e 2008, disse que «o BdP não tem grande preocupação» relativamente à consolidação orçamental, mostrando-se assim confiante que o Executivo vai conseguir baixar o défice de 3,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) para 3,3%.

Embora tenha sublinhado que «o caminho é difícil» e que «ainda falta cumprir uma parte significativa da consolidação», o mesmo responsável considerou que as receitas têm evoluído «bastante bem» e que está assegurada a redução do défice.

O governador recusou-se a pronunciar-se sobre os métodos escolhidos pelo Governo para alcançar a consolidação orçamental, considerando que os mesmos são «opções políticas» e frisou que a sua preocupação se foca apenas nos efeitos dessas medidas a nível do défice, da dívida e da sustentabilidade financeira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados