Bali: Austrália ratifica Quioto - TVI

Bali: Austrália ratifica Quioto

  • Portugal Diário
  • 3 dez 2007, 13:34
fábricas

Estados Unidos é único país desenvolvido a não ratificar o protocolo

Relacionados
Kevin Rudd, o primeiro-ministro australiano, anunciou que ratificou o Protocolo de Quioto.

«Trata-se do primeiro acto oficial do novo Governo australiano, que mostra o compromisso do meu Governo no combate às alterações climáticas», disse Rudd em comunicado.

Representantes de mais de 190 países debatem esta segunda-feira as alterações climáticas e discutem o «pós-Quioto», com vista à definição dos valores de emissão de gases após 2012, em Bali, na Indonésia.

Depois de ratificar Quioto, a Austrália deixa os Estados Unidos como único país desenvolvido a não ratificar o protocolo.

Para além de relançar Quioto, a ONU espera que a conferência de Bali obtenha uma data para a conclusão das negociações.

Os cientistas recomendam uma redução de gases para metade até 2050, para que o planeta possa manter a temperatura e continuar habitável para muitas espécies.

A Comissão Europeia apresentou no passado 27 de Novembro a estratégia que o bloco europeu irá defender na conferência.

No texto levado a Bali, a UE apela aos países industrializados para que contribuam «para o esforço global» de estabilizar os níveis de gases com efeito de estufa na atmosfera num nível consistente com o objectivo de não aumentar mais de dois graus Celsius a temperatura global, em relação a 1990.

Se Portugal aumentar as energias renováveis, apostar nos biocombustíveis e reduzir a poluição no sector da electricidade, as emissões em vez de aumentarem 27 por cento em relação a 1990, aumentará apenas 23 por cento, espera a Agência Europeia do Ambiente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados