Indonésia: cheias causam 78 mortos - TVI

Indonésia: cheias causam 78 mortos

  • Portugal Diário
  • 27 dez 2007, 12:20
Deslizamento de terras na Indonésia (Foto Lusa/EPA)

E cerca de 28 mil desalojados. Prosseguem operações de resgate

Relacionados
Dezenas de cadáveres foram esta quinta-feira resgatados da lama acumulada devido às cheias e deslizamentos de terra que afectaram a região ocidental da Indonésia, escreve a Lusa.

Segundo fontes dos serviços de emergência, a catástrofe provocou pelo menos 78 mortos e 28 mil desalojados. Outras fontes, no entanto, avançam com um balanço de 91 mortos.

A lama e outros detritos arrastados pelas águas bloquearam várias estradas da ilha de Java, dificultando o encaminhamento dos meios de salvamento, designadamente a maquinaria pesada.

Em alguns casos, as equipas de resgate viram-se obrigadas a escavarem a lama com as próprias mãos.

Cerca de 28 mil pessoas tiveram de ser retiradas das cidades de Solo e de Sragen, alagadas quando os rios transbordaram as margens devido às fortes chuvadas, segundo o responsável do Ministério da Saúde indonésio para os desastres naturais, Rustam Pakaya.

Segundo testemunhas destas localidades, o nível da água chegou a um metro.

As cheias afectaram também pelo menos quatro outras regiões do arquipélago indonésio, segundo notícias dos órgãos de comunicação social locais.

No centro da província, sobretudo nos distritos de Ledoksari e Karanganyar, os deslizamentos de terra provocaram o colapso de algumas colinas sobre diferentes pequenas povoações, esmagando casas e pessoas.

Em Karanganyar 36 cadáveres foram retirados da lama esta quinta-feira, continuando os trabalhos para encontrar outras três dezenas de pessoas da povoação que estão desaparecidas e presumivelmente mortas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados