Agência nega astronauta alcoolizado - TVI

Agência nega astronauta alcoolizado

  • Portugal Diário
  • 29 jul 2007, 07:05

Responsáveis explicam que astronautas são constantemente supervisionados por médicos e psiquiatras

Relacionados
A agência espacial russa negou no sábado que o astronauta, a bordo da nave Soyuz, em 2004, tenha voado alcoolizado, reagindo às conclusões de um relatório apresentado por um painel de investigadores independentes, encomendado pela NASA.



«Negamos categoricamente a possibilidade de poder ter acontecido na base de Baikonur», disse o porta-voz da Estação Espacial Russa à Associated Press (AP).



«Nestes dias em Baikonour, antes do lançamento, é absolutamente impossível. Eles são constantemente supervisionados por médicos e psiquiatras», esclareceu ainda.



O presidente do painel de investigadores, coronel da Força Aérea Richard Bachmann Jr., disse na sexta-feira que ocorreram vários incidentes com álcool.



Um dos casos mais detalhado no relatório referia-se a um astronauta a bordo do vaivém Soyuz, que se dirigia para a Estação Espacial Internacional.



O responsável pela investigação disse que o relatório se baseou em várias entrevistas não validadas, referindo que não faz parte da competência do painel verificar as alegações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados