Barcelona: 700 mil doses de cocaína por dia - TVI

Barcelona: 700 mil doses de cocaína por dia

  • Portugal Diário
  • 4 mar 2008, 13:01
Cocaína (Arquivo)

Revelam análises cuidadas às águas residuais de uma estação de tratamento nos subúrbios

Relacionados
A área metropolitana de Barcelona (Catalunha) consome mais de 700 mil doses de cocaína por dia, um cálculo apurado de forma inédita através de análises às águas residuais de uma estação de tratamento nos subúrbios, escreve a Lusa.

O estudo na estação de tratamento de águas residuais em El Prat de Llobregat mostrou que é possível apurar a quantidade de fármacos e drogas consumidos numa determinada cidade, uma vez que a maioria das drogas é expulsa através da urina ao fim de poucas horas.

Este trabalho, dirigido pelo investigador Damiá Barceló, responsável pelo Instituto de Investigações Químicas Ambientais de Barcelona, do Centro Superior de Investigações Científicas (CSIC), debruçou-se sobre as águas residuais respeitantes a 1,3 milhões de habitantes de Barcelona e arredores, o que equivale a menos de metade do total de habitantes da área metropolitana (3,2 milhões).

Droga: 50 milhões de euros a arder

Detidos com 44,5 quilos de cocaína

Segundo o estudo, esses 1,3 milhões de habitantes consomem cerca de 30 mil doses diárias de cocaína, ou seja, de quilo e meios a dois quilos, e o dobro aos fins de semana.

O responsável pelo estudo tranquilizou as populações garantindo que as substâncias tóxicas presentes nas águas residuais não chega às torneiras porque mais de 95 por cento desaparece com o tratamento da água.

29 tipos de medicamentos

Esta equipa realizou um outro estudo que detectou 29 tipos de medicamentos ao longo do curso do Rio Ebro, de Cantábria até ao Mediterrâneo, onde desagua, e que correspondem ao consumo de cerca de cem quilos por fármaco, o que corresponde a 300 quilos por ano, num universo de cerca de três milhões de pessoas que habitam junto a esse rio.

No que se refere ao consumo de drogas, a mesma equipa de investigadores realizou um estudo idêntico em Valência (Espanha) onde os valores apurados correspondem a cerca de metade dos obtidos em Barcelona. Em Sevilha os valores são sensivelmente superiores aos verificados na Catalunha.

Contudo, o subdirector da Direcció General de Drogodependències i Sida, na Catalunha, Joan Colom, referiu recentemente que as perspectivas são de decréscimo do consumo de cocaína entre os jovens.

Três consumidores em cada 100 pessoas

Espanha é, segundo dados actuais divulgados pela ONU, o maior consumidor per capita de cocaína em todo o mundo, atingindo uma média de três consumidores em cada cem habitantes dos 15 aos 64 anos.

A equipa de investigadores, que utilizou as mais modernas e inovadoras técnicas de análise, está satisfeita com as garantias de fiabilidade deste trabalho.

Segundo dados divulgados pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), Espanha, Reino Unido e Itália são os países europeus onde mais se consome cocaína.

Portugal apresenta um dos consumos mais baixos dessa substância, apesar de ser um dos países onde mais se consome heroína, tal como o Luxemburgo, o Reino Unido e a Irlanda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados