Paquistão: mais de 80 mortos em ataques a mesquitas - TVI

Paquistão: mais de 80 mortos em ataques a mesquitas

Ataques a mesquitas do Paquistão (EPA/RAHAT DAR)

Homem armados atacaram templos de minoria religiosa. Há ainda 78 feridos

Relacionados
Última actualização às 17:50

Homens armados atacaram duas mesquitas de um grupo religioso minoritário na cidade de Lahore, no nordeste do Paquistão. Mais de 80 pessoas morreram, noticia a BBC, citando um responsável da polícia. Alguns fiéis chegaram a ser feitos reféns.

«Há alguns reféns e estamos a planear atacar. As suas vidas estão em perigo», dissera o chefe da polícia Haider Ashraf, citado pela Reuters, pouco depois dos ataques. Contudo, quando a polícia entrou na mesquita de Garhi Shahu, três dos homens armados fizeram rebentar coletes armadilhados que tinham vestidos, provocando um elevado número de vítimas. As autoridades ainda estão a tentar capturar dois dos homens armados, que se colocaram em fuga.

O último balanço de vítimas apontava para 70 mortos, de acordo com a Reuters, que citou na altura fontes do serviço de ambulâncias. O vice-comissário da polícia de Lahore Sajjad Bhutta referiu ainda que 78 pessoas ficaram feridas.

As suspeitas da autoria dos ataques recaem sobre os talibãs paquistaneses, de acordo com Ali Dayan Hassan, do Observatório dos Direitos Humanos.

Em Model Town, onde foi atacada outra mesquita, um dos homens armados foi morto e outro preso. Uma carrinha de uma televisão foi alvejada durante a fuga dos restantes homens armados. Depois de entrarem no edifício as autoridades encontraram um colete com explosivos.

Os ataques registaram-se pouco depois das orações de sexta-feira em templos da comunidade Ahmadi, um movimento muçulmano fundado na Índia no século XIX. Os atacantes dispararam sobre os fiéis e lançaram o que se pensa terem sido granadas.

Lahore é considerada a capital cultural do Paquistão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados