Gaza: Israel promete resposta «severa e desproporcional» - TVI

Gaza: Israel promete resposta «severa e desproporcional»

Ataques israelitas em Gaza

Activistas palestinianos dispararam este domingo quatro mísseis. Um deles explodiu perto de dois infantários

Relacionados
Activistas palestinianos dispararam este domingo quatro mísseis a partir da Faixa de Gaza contra território israelita, um dos quais explodiu perto de dois infantários, sem causar vítimas ou danos. Três outros projécteis caíram na região de Eshkol, também sem atingirem qualquer objectivo.

O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, já advertiu que Israel vai reagir de «forma severa e desproporcional» aos disparos de mísseis palestinianos a partir da Faixa de Gaza, apesar do cessar-fogo em vigor há duas semanas.

«Tínhamos avisado que, no caso de serem feitos disparos contra o sul país, haveria uma resposta israelita severa e desproporcional», declarou Olmert aos jornalistas no início do Conselho de Ministros semanal.

«Dei instruções ao exército, através do ministro da Defesa, para preparar uma reacção israelita adaptada às circunstâncias, e esta resposta ocorrerá no momento, lugar e forma que escolhermos», acrescentou o primeiro-ministro.

«Não aceitaremos voltar às antigas regras do jogo e agiremos de forma a terminar com os disparos incessantes de mísseis que impedem os habitantes do sul do país de regressarem a uma vida normal», disse Olmert.

Milicianos palestinianos e soldados israelitas envolveram-se também este domingo de manhã de manhã numa troca de tiros no cruzamento rodoviário de Kisufim, no centro da Faixa de Gaza, informou a rádio pública israelita.

Estes acontecimentos revelam a fragilidade do cessar-fogo subscrito em 18 de Janeiro por israelitas e pelas facções armadas palestinianas, lideradas pelo movimento islamita Hamas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados