Moçambique: 25 mil pessoas ameaçadas pelas cheias - TVI

Moçambique: 25 mil pessoas ameaçadas pelas cheias

  • Portugal Diário
  • 2 jan 2009, 13:15

Caudais de rios Zambeze, Púnguè, Buzi e Save ultrapassaram níveis de alerta

Relacionados
Os caudais de quatro rios moçambicanos ultrapassaram os níveis considerados de alerta e já há registo de cheias em algumas regiões do centro de Moçambique, disse esta quarta-feira o director do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), escreve a Lusa.

Segundo Paulo Zucula, as bacias hidrográficas dos rios Zambeze, Púnguè, Buzi e Save ultrapassaram já os níveis de alerta.

Como consequência, cerca de 25 mil pessoas serão afectadas pelas inundações, resultantes das descargas da Hidroeléctrica de Cahora Bassa e da queda de chuvas no Zimbabué e Malaui, países vizinhos de Moçambique.

«Os rios estão acima do nível crítico. Em algumas partes há uma situação clara de inundações», afirmou o director do INGC.

De acordo com o Boletim Hidrológico da Administração Regional de Águas (ARA-Sul) de Moçambique, o nível do rio Save atingiu mais de sete metros, ultrapassando em dois metros o nível de alerta, que é de 5,5 metros.

O rio Buzi também transbordou inundando Govuro e Machanga, na província de Sofala, distritos que ficaram sem comunicação com o resto do país.

Esta situação forçou a retirada da maior parte da população, que se albergou nas escolas e igrejas.

As previsões meteorológicas apontam para a possibilidade de o rio Zambeze também transbordar durante o mês de Janeiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados