Pescadores protestam com corte de estrada - TVI

Pescadores protestam com corte de estrada

Peixe

Espanha: manifestações contra a subida dos preços dos combustíveis

Relacionados
Uma centena de pescadores espanhóis das Astúrias e Galiza (norte) cortaram esta quarta-feira a circulação numa ponte que liga as duas regiões como protesto contra a subida dos preços dos combustíveis, anunciaram media espanhóis, escreve a agência Lusa.

Os pescadores incendiaram pneus, o que bloqueou durante cerca de 15 minutos a circulação entre as cidades de Castropol, nas Astúrias, e de Ribadeo, na Galiza.

A principal organização patronal de pesca espanhola, a Cepesca, convocou uma «greve ilimitada» a partir de sexta-feira, dia de uma grande manifestação de pescadores prevista para Madrid frente ao Ministério do Ambiente, Agricultura e Pescas.

Em previsão da greve, a frota de pesca do alto do Atlântico, com portos de atracação na Galiza, Astúrias e País Basco, dirigia-se já esta quarta-feira para a costa espanhola, enquanto no Mediterrâneo os pescadores de vários portos da Catalunha (nordeste) e Andaluzia (sul) mantinham uma paralisação das suas actividades, iniciada segunda-feira.

Numa altura em que o movimento dos pescadores franceses, lançado há duas semanas, parecia perder força, ganhava amplitude em Portugal, Espanha e Itália, onde os pescadores anunciaram já um movimento de greve ilimitada a partir de sexta-feira.

O sector das pescas garante a subsistência de cerca de 400 mil pessoas na União Europeia, sobretudo em Espanha, França, Itália e Portugal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados