Bulgária trava óleo de girassol contaminado - TVI

Bulgária trava óleo de girassol contaminado

Garrafas de óleo de girassol (arquivo)

Foi importado da Ucrânia e é potencialmente perigoso para a saúde

Relacionados
As autoridades búlgaras bloquearam esta segunda-feira, numa empresa, três toneladas de óleo importado em Janeiro da Ucrânia, potencialmente perigoso para a saúde e que não foi distribuído no mercado, anunciou esta segunda-feira a inspecção regional em Varna (Leste).

A contaminação de óleo de girassol oriundo da Ucrânia foi reportada pela Rede Europeia de Alerta Rápido em Abril.

O óleo estava contido em duas cisternas provenientes da Ucrânia descobertas numa empresa em Provadia (Leste), anunciou o director da inspecção, Emil Anguelov.

Uma amostra deste óleo vai ser analisada na Holanda, acrescentou.

Do lado da empresa Slantchevi Lachi, onde o óleo está armazenado, afirma-se que o produto «possui todos os certificados necessários e não contém componentes perigosos».

Pelo menos 40 mil toneladas de óleo de girassol procedente da Ucrânia com destino à União Europeia foram contaminadas com hidrocarbonetos de forma voluntária no final de Abril. Este óleo foi transportado a bordo de sete barcos para França e depois distribuído em França, Itália, Holanda, Espanha e Portugal.

A entrada do óleo contaminado no circuito comercial português fez-se através da aquisição directa no mercado espanhol.

Em Portugal, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 330 toneladas de óleo de girassol ucraniano, potencialmente contaminado com óleo mineral, e bloqueou outras 76 toneladas também para apreensão.

O caso foi relançado no final da semana na Grécia, onde uma nova amostra de óleo contaminado foi detectado num lote que não fazia parte dos assinalados até agora.
Continue a ler esta notícia

Relacionados