EUA: nove mortos em centro comercial (fotos) - TVI

EUA: nove mortos em centro comercial (fotos)

  • Portugal Diário
  • 5 dez 2007, 21:54
Tiroteio no Nebraska - Lusa/EPA

Cinco pessoas ficaram feridas durante um tiroteio no edifício

Relacionados
[Actualizado às 11h34 de quinta-feira]

Nove pessoas morreram e cinco ficaram feridas na sequência de um tiroteio dentro de um centro comercial de Omaha, no Estado norte-americano do Nebraska, a noticia foi avançada pelo canal televisão local KETV, mas esta quinta-feira faz manchete em quase toda a imprensa internacional. Dois dos feridos estão em estado grave, segundo a CNN.

De acordo com a estação local KETV, que cita a polícia, o atirador está entre as vítimas mortais. Segundo informações avançadas pelo Departamento do Sherife de Sarpy County o atirador chamava-se Robert A. Hawkins, tinha 19 anos e vivia na localidade de Bellevue, também no Nebraska.

Segundo afirmou à CNN fonte policial o crime foi «planeado» mas os disparos «feitos ao acaso». A advogada do jovem, Debora Maruca Kovac, contou ter recebido um telefone de Hawkins poucos minutos antes do tiroteio e encontrou o «bilhete de despedida» deste.

Ao telefone, Robert A. Hawkins, «pediu desculpa por tudo o que tinha feito», conta a advogada. Acrescentou que «não queria ser um fardo para ninguém, a sua vida era um monte de porcaria e agora ia ser famoso», recorda.

Atirador já tinha sido preso

Hawkins foi preso várias vezes durante o mês de Novembro e teria de se apresentar em tribunal nos próximos dias. Chegou a ser preso no dia 24 de Novembro, mas esta quarta-feira foi identificado como o autor do massacre no centro comercial.

Outras informações indicam que o atirador deixou na nota de suicídio que queria «partir com estilo». O seu veículo foi encontrado no parque de estacionamento do shopping. Segundo a BBC Brasil a polícia tem informações de que Hawkins sofria de depressão e que havia sido despedido do restaurante onde trabalhava.

Centro Comercial foi encerrado

O centro foi encerrado e as autoridades vedaram o acesso à área circundante.

Numa breve declaração à imprensa, a polícia disse que demorou seis minutos a responder a uma chamada de emergência, dando conta de um tiroteio numa das lojas do centro comercial.

Foi nessa loja, da Von Maur, que foram encontradas a maior parte das vítimas. «A pessoa que pensamos ser o atirador morreu com feridas auto-inflingidas», disse na altura uma porta-voz das autoridades.

Já esta madrugada a Casa Branca enviou um comunicado aos órgãos de comunicação social, onde George Bush se dizia «profundamente consternado» pelo episódio.

Roupa camuflada

Robert A. Hawkins estaria vestido com roupa camuflada na altura do tiroteio. Um funcionário de uma loja declarou à BBC Brasil ter ouvido primeiro cinco a seis tiros e depois mais 15 ou 20 disparos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados