Petrobras: trabalhadores iniciam greve - TVI

Petrobras: trabalhadores iniciam greve

Petróleo (arquivo)

Paralisação afecta vários estados brasileiros

Relacionados
Os trabalhadores da Petrobras, parceira da Galp na exploração de petróleo no Brasil, iniciaram esta segunda-feira uma greve por melhores salários e condições de trabalho, informaram fontes sindicais citadas pela agência Lusa.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP), entidade que representa os trabalhadores da Petrobras, informou que a paralisação deverá decorrer até sexta-feira.

O coordenador da FUP, João António de Moraes, disse à agência Lusa que a greve, iniciada na madrugada desta segunda-feira, paralisou a produção da Petrobras, em vários estados brasileiros.

«O movimento está bastante consistente nacionalmente, bastante forte, apesar das ameaças e pressões das gerências da empresa», afirmou o líder sindical.

A direcção da Petrobras não se manifestou oficialmente sobre a paralisação, mas a FUP informou num comunicado que a empresa adoptou um plano com equipas de emergência para diminuir os efeitos do corte de produção.

«Essas equipas são formadas por gerentes, coordenadores e supervisores, que não têm capacidade de operar as unidades, sem falar que os efectivos de contingência são reduzidos».

A FUP denunciou ainda que a Petrobras suspendeu a comunicação dos trabalhadores, cortando telefones e o acesso à Internet, como forma de impedir o «legítimo direito de greve».

Os trabalhadores da Petrobras exigem o pagamento de feriados trabalhados como hora extraordinária, actualmente pagos como dias normais, e melhores condições de segurança.

Dados da FUP indicam que, desde 2000, 165 trabalhadores já morreram na sequência de acidentes na Petrobras, sendo que 134 pertenciam a empresas contratadas.

No início de Março, a Petrobras registou um recorde na produção diária com o início da operação de novas plataformas, com mais de dois milhões de barris de petróleo.

No ano passado, a maior estatal brasileira registou um lucro recorde de 33,91 mil milhões de reais (11,07 mil milhões de euros), um aumento de 58 por cento em relação a 2007.
Continue a ler esta notícia

Relacionados