Obama vai visitar Louisiana para avaliar maré negra - TVI

Obama vai visitar Louisiana para avaliar maré negra

Obama vai avaliar mancha negra (EPA/MIKE THEILER)

A mancha de crude terá triplicado de tamanho em apenas um dia

Relacionados
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai visitar nas próximas horas o Louisiana para avaliar a ameaça da maré negra que se aproxima da costa, na zona do Golfo do México. Milhões de barris de petróleo estão a soltar-se permanentemente dos restos da plataforma petrolífera que explodiu e se afundou.

Obama congelou todos os planos para construir novas plataformas petrolíferas, pelo menos até a BP descobrir as causas da explosão da estrutura, a 20 de Abril, no Golfo do México. Morreram 11 pessoas.

O presidente quer assim tranquilizar os norte-americanos e garante que tudo está a ser feito para conter a mancha de crude. «Não descansaremos enquanto as fugas não estiverem contidas», disse este sábado, citado pela Agência Reuters.

De acordo com a imprensa internacional, as imagens de satélite mostram que o derrame de crude no mar aumentou de cerca de 1 150 milhas quadradas na quinta-feira, para cerca de 3850 milhas quadradas no final de sexta-feira. Mais do triplo do tamanho em apenas um dia.

O tempo está a condicionar as operações de combate à maré negra. Os ventos fortes que se levantaram na zona costeira dos Estados Unidos podem atirar a maré negra de forma mais rápida para a costa do Louisiana. Seis mil pessoas estão a trabalhar para conter a mancha de crude, mas, apesar de todos os esforços, o pior cenário parece inevitável.
Continue a ler esta notícia

Relacionados