Sócrates faz jogging em Washintgton - TVI

Sócrates faz jogging em Washintgton

  • Portugal Diário
  • Pedro Morais Fonseca, enviado da Agência Lusa
  • 16 set 2007, 23:49

Primeiro-ministro reúne-se com George W. Bush na Casa Branca

Relacionados
O primeiro-ministro português, José Sócrates, vai fazer a sua já tradicional corrida matinal («jogging») na segunda-feira, em Washington, antes de ser recebido pelo presidente norte-americano, George W. Bush.

Fonte do gabinete do chefe do executivo de Lisboa disse que Sócrates fará «jogging» nos jardins do Lincoln Memorial, pelas 08:00 locais de segunda-feira (13:00 de Lisboa), cerca de três horas antes do seu encontro com Bush, na Casa Branca, que está marcado para as 11:15 de Washington (16:15 na capital portuguesa).

Será a quinta vez que José Sócrates, enquanto primeiro-ministro de Portugal, fará «jogging» antes e/ou durante visitas oficiais no estrangeiro, depois de Luanda, Rio de Janeiro, Moscovo e Pequim.

Desta feita, na capital dos EUA, o chefe do Governo de Lisboa escolheu os jardins que têm o nome do 16/º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (1809-1865).

Na dupla qualidade de primeiro-ministro português e de presidente em exercício da União Europeia (UE), José Sócrates chegou hoje a meio da tarde a Washington para uma visita de dois dias aos EUA.

Hoje, Sócrates, acompanhado pelos ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e da Cultura, Isabel Pires de Lima, participa no encerramento de uma exposição sobre os Descobrimentos portugueses na capital norte-americana, intitulada «Abraçando o globo: Portugal e o mundo nos séculos XVI e XVII», que está patente desde Junho em duas galerias do Smithsonian Institution.

A mostra, que é considerada a maior de sempre no Smithsonian, integra pinturas, manuscritos, mapas, primeiras impressões, sedas e diversos objectos deixados pelos portugueses em zonas como o Brasil, China, Japão e Índia ao longo do período de expansão ultramarina.

Segunda-feira, na Casa Branca, José Sócrates terá um encontro de cerca de 50 minutos com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Durante o encontro, além de debaterem questões bilaterais (como a presença portuguesa na NATO), Sócrates e Bush tentarão aproximar as posições dos Estados Unidos e da União Europeia em relação ao processo de paz no Médio Oriente, ao estatuto futuro da província sérvia do Kosovo e ao relançamento das relações Euro-Atlânticas.

De acordo com fonte do Governo português, o presidente em exercício da UE e o chefe de Estado norte-americano deverão ainda discutir as vias políticas para impulsionar a diversificação energética, tendo em vista a redução da dependência do petróleo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados