PCP não quer abusos de Jardim na pré-campanha - TVI

PCP não quer abusos de Jardim na pré-campanha

  • Portugal Diário
  • 26 fev 2007, 18:35

Jerónimo de Sousa apelou a Cavaco para que dê «contribuição democrática»

Relacionados
O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, pediu esta segunda-feira ao Presidente da República que dê uma «contribuição democrática» para evitar abusos do Governo demissionário da Madeira durante o período de pré-campanha para as eleições regionais. A notícia foi avançada pela agência Lusa.

O apelo foi feito numa audiência com Cavaco Silva, no Palácio de Belém, em Lisboa, destinada a analisar a crise política na Madeira, na sequência da demissão de Alberto João Jardim e do Governo Regional, a 19 de Fevereiro.

Jerónimo de Sousa, acompanhado pelo dirigente do PCP/Madeira Edgar Silva e de Jorge Cordeiro, da comissão política dos comunistas, alertou que desde o fim-de-semana passado «sucedem-se as inaugurações» previstas para «um período largo».

«Transmitimos a nossa preocupação. Estamos convictos de que o Presidente, em nome da ética, da política e dos poderes que a Constituição lhe confere, dará a sua contribuição democrática para que essas situações sejam evitadas», disse.

Jerónimo defende que «deve haver contenção» durante a previsível campanha para as eleições regionais para que, por «motivos éticos e de lisura» não se «criem desigualdades».

Para o líder comunista, as eleições devem ser convocadas «com a maior urgência possível» e apontou «meados de Maio» como «data aceitável» para as regionais antecipadas.

O corte nas transferências de verbas para a Madeira, que atingirá os 34 milhões de euros já em 2007, foi o motivo invocado pelo líder regional madeirense para se demitir e tentar forçar eleições regionais antecipadas.

Cavaco Silva recebeu, esta segunda-feira, delegações dos partidos com representação na Assembleia Legislativa da Madeira, PSD, PS, CDS-PP, PCP e Bloco de Esquerda, sobre a crise política madeirense e as saídas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados