Mapa judiciário: PSD não colabora com Governo - TVI

Mapa judiciário: PSD não colabora com Governo

  • Portugal Diário
  • 18 mar 2008, 12:35
Mapa judiciário marca debate na AR

Porta-voz salienta que partido continua interessado nas questões da justiça

Relacionados
O PSD garantiu esta terça-feira que não vai colaborar com o Governo em «remendos» do mapa judiciário, embora se diga ainda disponível para tentar um consenso sobre a matéria, como pretende o executivo, informa a Lusa.

«Estamos frontalmente contra este mapa judiciário. Não vamos colaborar com o Governo e pôr remendos neste diploma», afirmou Amorim Pereira.

No entanto, o porta-voz social-democrata para as questões de justiça salientou que o partido continua interessado num consenso alargado sobre esta matéria.

«Evidentemente que o PSD está interessado num consenso, senão não tinha alimentado o pacto de justiça. Mas o assunto está prejudicado porque o PS não se portou bem», avisa.

Segundo Amorim Pereira, a solução agora apresentada pelo Governo «não estava de forma alguma colocada em cima da mesa» nas negociações com o PSD. «Não pode haver um pacto e depois numa questão tão importante o PS decidir a seu bem-prazer e recorrendo à força da sua maioria parlamentar», lamentou.

Mapa judiciário é «operação de cosmética»

Mapa judiciário: BE e CDS reticentes

Ainda assim, o PSD recusa fechar, desde já, a porta a qualquer entendimento com os socialistas. «Vamos aguardar o que é o que Governo tem para nos dizer e depois tomaremos posição», frisou Amorim Pereira.

Para o PSD, o novo mapa judiciário «não irá resolver os problemas de eficácia na justiça».

«É possível melhorar os serviços de justiça através de uma boa gestão dos tribunais, de uma comunicação eficaz entre tribunais grandes e pequenos e uma melhor formação dos magistrados», defendeu Amorim Pereira, considerando que «não é possível mandar às malvas» o actual enraizamento dos tribunais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados