Governo vai denunciar contrato dos blindados da PSP - TVI

Governo vai denunciar contrato dos blindados da PSP

Prazo dado pelo Ministério da Administração Interna para a chegada a Portugal dos quatro carros chega esta segunda-feira ao fim

Relacionados
O prazo dado pelo Executivo para a chegada a Portugal dos quatro blindados, de um conjunto de seis, comprados para a PSP está a acabar. Se os carros não chegarem até ao final desta segunda-feira, o contrato será denunciado pelo Governo Civil.

Contactado pela TVI, o ministro da Administração Interna confirma a decisão. Rui Pereira diz que os prazos estarão excedidos a partir da meia-noite e, nesse caso, só há uma forma de resolver o problema: não receber os carros em causa.

A empresa que fornece as viaturas alega que o atraso se deve ao mau tempo na Europa e que está enquadrado nas excepções previstas no contrato. O argumento poderá forçar o Governo a aceitar as viaturas, cheguem elas quando chegarem.

O Governo Civil de Lisboa encomendou seis blindados que custaram 1,7 milhões de euros. Os carros deveriam ter chegado antes da cimeira da NATO, em Lisboa, a 19 e 20 de Novembro, mas até agora apenas dois foram entregues e já depois dessa data.

O processo está ser alvo de muitas críticas. A oposição levanta questões acerca dos contornos do negócio, nomeadamente a compra por ajuste directo e escolha das empresas concorrentes, e já pediu a intervenção da Justiça. A Procuradoria-Geral da República confirma ao «Diário de Notícias» que, por agora, não vê razões para investigar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados